História da Paróquia

A pedra fundamental da Igreja Matriz de São Lourenço foi lançada em 17 de março de 1935. A população de São Lourenço a muito pedia por uma Igreja maior, do que a Ermida do Bom Jesus do Monte. A Diocese de Campanha mandou para São Lourenço uma planta de uma Igreja, que foi rejeitada pela população que queria algo muito maior.

Depois de muitas discussões chegou–se a uma planta semelhante à igreja que temos hoje. As diferenças básicas são: nela havia duas torres, e sua frente era do lado esquerdo. Onde hoje é a casa paroquial.

O aterro para sua construção foi feito com jato de água, e a tropa de burros e carroças do João Laranja.

A primeira festa de agosto foi feita no ano de 1934, com a finalidade de arrecadar fundos para a construção da Igreja. Também foi lançada a campanha do tijolinho. Um dos mais importantes movimentos sociais de São Lourenço, e esquecido pelo fato do ego de alguns sufocar a verdade do povo. A campanha do tijolinho era da seguinte maneira: cada cidadão comprava um tijolinho para a igreja, e ele mesmo o assentava. Isto mostra que a igreja matriz de São Lourenço foi construída por cada morador da cidade que contribuiu com um tijolinho para a sua construção.

Fotos Antigas